VARIZES
Varizes são veias dilatadas e tortuosas presentes principalmente nas pernas e que caracterizam uma alteração na circulação venosa dos membros inferiores.
Acomete mais comumente as mulheres e pode se manifestar desde uma simples alteração estética até quadros com dor e inchaço, podendo ainda ocorrer o escurecimento da pele e o surgimento de úlceras, achados que caracterizam a Insuficiência Venosa Crônica. Estes sintomas são decorrentes de um aumento na pressão venosa.
O diagnóstico é feito através do exame físico na consulta médica e do Ecodoppler Colorido Venoso.
Tratamento
O tratamento será planejado dependendo do grau de comprometimento e do tipo de varizes.
Para os casos leves e com poucos sintomas, a microcirurgia é uma opção possível. Esta técnica consiste na retirada dos trajetos varicosos através de microincisões sem a necessidade de pontos, apresentando rápida recuperação após a cirurgia.
Quando há o acometimento da veia safena e os sintomas são mais pronunciados, há 3 opções de tratamento:
1) Cirurgia Convencional
(Safenectomia):
retirada da veia safena através de uma pequena incisão na região inguinal e no tornozelo.
2) Escleroterapia com
espuma densa:
técnica indolor que consiste na aplicação de um medicamento capaz de tratar a veia safena no consultório.
3) Termoablação (endolaser):
técnica de rápida recuperação e realizada sem cortes. Uma fibra ótica é introduzida na veia safena e, através do calor, provoca a coagulação e cicatrização da veia. É uma técnica pouco invasiva que inativa a veia após a aplicação do laser.
A escolha do melhor método deve ser individualizada para cada paciente, levando-se em consideração as características das varizes e os objetivos do tratamento.