TROMBOSES VENOSAS

A trombose venosa ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo (trombo) em uma ou mais veias grandes, geralmente nos membros inferiores. Esse coágulo pode provocar congestão venosa (lentificação do fluxo sanguíneo no membro afetado), causando inchaço e dor na região.

 

Pode ocorrer também o deslocamento deste coágulo, que cai na circulação e pode obstruir um outro vaso, mais frequentemente do pulmão, causando a chamada embolia pulmonar. Este é um quadro que pode ser bastante grave e potencialmente fatal.

 

O diagnóstico de trombose venosa é feito através do exame de ecodoppler colorido, um método rápido e bastante seguro. Uma vez confirmado o diagnóstico, o tratamento é imediato e normalmente inclui o uso de anticoagulantes e meia elástica. O objetivo é impedir o crescimento e seu avanço para outros locais do corpo, além de reduzir as chances de recorrência.

 

Em casos específicos, podem ser realizados procedimentos invasivos, como a remoção percutânea dos trombos e a trombólise, tratamento que utiliza medicamentos chamados trombolíticos para dissolver os coágulos.

 

Em pacientes que não podem usar a medicação anticoagulante, pode ser necessária a inserção do filtro de veia cava inferior (VCI), um dispositivo de metal que funciona como uma armação de guarda-chuva, capturando os êmbolos que caem na circulação e impedindo que eles cheguem ao pulmão.

 

A escolha do melhor método de tratamento é feita após avaliação médica criteriosa e individualizada para cada paciente.

Rua Mariante 180, Sala 602 / Moinhos de Vento - Porto Alegre

51 3519-7410

51 3519-7411

99573-7410

98017-6620

©  2020  Clínica AngioSkin