top of page
  • Foto do escritorAngioSkin

SAIBA O QUE É UMA FLEBITE E TROMBOFLEBITE SUPERFICIAL

Atualizado: 21 de jul. de 2020




O que é uma flebite e tromboflebite superficial?


A flebite um termo utilizado para designar todo tipo de inflamação da parede das veias. Esta inflamação da parede do vaso permite a aderência de plaquetas, células responsáveis pela coagulação do sangue, e estas podem formar um trombo, levando a uma condição chamada tromboflebite.


A tromboflebite superficial é uma condição comum, representada por uma trombose venosa superficial, que é a formação de um pequeno coágulo em uma veia superficial, e que ocasiona um processo inflamatório da parede venosa e dos tecidos vizinhos. De um modo geral a trombose venosa superficial tem uma evolução benigna e as complicações são pouco frequentes.


A causa mais comum é a de origem externa, ou seja, causada pelas agressões químicas, como a injeção na veia de soluções concentradas ou por tempo prolongado, ou mecânicas, como punções e cateterizações. Menos frequentes são as que se originam por fatores relacionados aos próprios vasos. Quais são os sintomas de uma tromboflebite superficial?


A tromboflebite superficial se caracteriza por ser de início agudo, evolução rápida - não mais que um mês. Os principais sintomas são dor e vermelhidão localizadas e que acompanham a trajetória do vaso acometido.

Há pouca tolerabilidade à manipulação (o simples fato de andar fica muito prejudicado). Além do inchaço e da vermelhidão há a presença de um cordão fibroso palpável. A veia geralmente evolui para um cordão endurecido e indolor, que com o passar do tempo desaparece totalmente.


Como é feito o diagnóstico da tromboflebite superficial?


O diagnóstico inicial da tromboflebite superficial é feito através da história clínica e exame físico detalhado. Deve-se realizar o EcoDoppler Colorido para confirmação diagnóstica e acompanhamento.


Qual o tratamento da tromboflebite superficial?


O tratamento consiste em afastar a causa base da doença e na adoção de certas condutas: usar meias elásticas, se possível; estimular a deambulação; promover a elevação da perna afetada; aplicar calor local e anti-inflamatório. O uso de antibiótico será destinados aos casos de infecção ativa, como nas flebites sépticas. O uso de anticoagulantes injetáveis poderão ser utilizados em casos específicos, como trombose extensas..


3.553 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page