top of page
  • Foto do escritorAngioSkin

O que é um aneurisma da aorta abdominal?

Atualizado: 21 de jul. de 2020

Um "aneurisma da aorta abdominal" é um problema na aorta, o principal vaso sanguíneo que sai do coração. O sangue flui através da aorta para o resto do corpo. A "aorta abdominal" é a parte da aorta que está localizada na barriga. Ele se ramifica para fornecer sangue aos órgãos da barriga e das pernas. Em pessoas com aneurisma da aorta abdominal, também conhecido como "AAA", uma parte da aorta abdominal se dilata Se a dilatação romper, a condição se torna muito perigosa. Uma aorta rompida causa muito sangramento interno.




Quais são os sintomas de um AAA?


A maioria das pessoas com AAAs abdominais não apresenta sintomas. Quando os sintomas ocorrem, eles podem incluir:


  • Dor na barriga ou nas costas

  • Um pequeno nódulo na parte superior da barriga que pulsa, o que significa que ele incha e diminui no ritmo do batimento cardíaco (os médicos percebem isso com mais frequência do que os pacientes)


AAAs podem romper sem aviso. Os médicos sugerem que você faça o teste se houver um alto risco de ter a doença.


Quem tem maior probabilidade de ter um AAA?


Seu risco de ter um AAA aumenta se você:

  • Fuma

  • É do sexo masculino

  • Tem mais de 60 anos (a cada ano de vida depois disso, seu risco aumenta ainda mais)

  • Tem familiares que tiveram a condição


Os AAAs podem ser evitados?


Não. Mas você pode reduzir bastante o risco de não fumar. Se você tem pressão alta, também é importante controlar sua pressão arterial.


Existe um teste para AAAs?


Sim. O teste mais comum é chamado de "EcoDoppler abdominal". Para este teste, seu médico passará um transdutor de ecografia sobre sua barriga. Esse transdutor usa ondas sonoras para tirar uma foto da sua aorta; o efeito Doppler permite avaliar o fluxo de sangue dentro da aorta. A imagem pode mostrar se você tem um AAA ou algum outro problema. O seu médico também pode pressionar sua barriga para sentir algo incomum.


Como os AAAs são tratados?


IIsso depende do tamanho da AAA. Algumas pessoas precisam de um procedimento para repará-lo. Outros não fazem.


Pode não ser necessário reparar seu AAA imediatamente, se for pequeno ou se não estiver aumentando rapidamente.


E se eu tiver um AAA, mas não precisar de um procedimento?


O seu médico irá sugerir que você:


  • Faça testes regulares para ver com que rapidez está aumentando - O seu médico informará com que frequência você deve fazer esses testes com base no tamanho do seu AAA.

  • Tome remédio para controlar sua pressão arterial.

  • Ligue para seu médico se você começar a sentir dores na barriga ou nas costas - a dor pode ser um sinal de que o AAA está rompendo.

Pessoas que têm AAA, mesmo que pequenas, correm maior risco de sofrer doenças cardíacas. O seu médico pode conversar com você sobre maneiras de ajudar a diminuir seu risco. Isso pode incluir melhorar sua dieta, se exercitar mais e parar de fumar se você fuma.


Quando os AAAs devem ser reparados?


O reparo é o melhor tratamento se o seu AAA estiver em maior risco de romper, o que é mais comum se:

  • Seu AAA está causando sintomas

  • Seu AAA tem mais de 5,5 centímetros de largura

  • Seu AAA aumentar mais de 0,5 centímetros em 6 meses


Como os AAAs são reparados?


Os AAAs podem ser corrigidos de duas maneiras:

  • Cirurgia tradicional "aberta" - Para a cirurgia aberta de AAA, o médico abre a barriga e substitui a parte dilatada da aorta por um tubo chamado "enxerto". Este tubo é feito de um tecido especial e é costurado no lugar. O sangue pode fluir normalmente através dele.



  • Endoprótese Endovascular - para fixar o AAA dessa maneira, o médico acessa o vaso sanguíneo na parte superior da coxa e insere uma endoprótese fechada. Então o médico posiciona na parte dilatada aorta e abre a endoprótese. Este tipo de prótese não precisa ser costurada no lugar. O sangue flui através da prótese.




O que devo saber sobre as duas opções de reparo?


A cirurgia aberta é um pouco mais arriscada a curto prazo. Mas ele corrige o AAA para sempre. O reparo endovascular é menos arriscado a curto prazo. Mas o seu médico precisará observá-lo para problemas que podem acontecer posteriormente.


579 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page