DOENÇAS DAS ARTÉRIAS RENAIS E VISCERAIS
As artérias renais e as artérias viscerais são responsáveis pela irrigação sanguínea dos rins e das vísceras do abdome e podem ser acometidas por doenças como aterosclerose e trombose, podendo levar à diminuição ou interrupção completa do fluxo sanguíneo dentro dos vasos e consequente isquemia dos órgãos. O tratamento, quando necessário, pode ser feito através de cateteres (endovascular) ou por cirurgia.
Tratamento endovascular - angioplastia
Os procedimentos endovasculares são minimamente invasivos e evitam cirurgias complexas, agilizando a recuperação do paciente. Na angioplastia, é inserido um cateter com um balão, guiado até a região afetada por imagem radiológica. Ao chegar no local, o balão é inflado, rompendo as placas que impedem o fluxo sanguíneo adequado. Pode-se, ainda, colocar “stents” metálicos para manter o fluxo sanguíneo no vaso.
Tratamento cirúrgico
Em alguns casos, é necessário a remoção cirúrgica da placa que obstrui a passagem do sangue na artéria. Eventualmente pode-se também realizar “pontes” para que o fluxo de sangue seja restabelecido mesmo com a obstrução arterial.