DOENÇAS DAS ARTÉRIAS RENAIS E VISCERAIS

As artérias renais e as artérias viscerais são responsáveis pela irrigação sanguínea dos rins e das vísceras do abdome e podem ser acometidas por doenças como aterosclerose e trombose, podendo levar à diminuição ou interrupção completa do fluxo sanguíneo dentro dos vasos e consequente isquemia dos órgãos. O tratamento, quando necessário, pode ser feito através de cateteres (endovascular) ou por cirurgia.

Tratamento endovascular - angioplastia

 

Os procedimentos endovasculares são minimamente invasivos e evitam cirurgias complexas, agilizando a recuperação do paciente. Na angioplastia, é inserido um cateter com um balão, guiado até a região afetada por imagem radiológica. Ao chegar no local, o balão é inflado, rompendo as placas que impedem o fluxo sanguíneo adequado. Pode-se, ainda, colocar “stents” metálicos para manter o fluxo sanguíneo no vaso.

Tratamento cirúrgico

Em alguns casos, é necessário a remoção cirúrgica da placa que obstrui a passagem do sangue na artéria. Eventualmente pode-se também realizar “pontes” para que o fluxo de sangue seja restabelecido mesmo com a obstrução arterial.

Rua Mariante 180, Sala 602 / Moinhos de Vento - Porto Alegre

51 3519-7410

51 3519-7411

99573-7410

98017-6620

©  2020  Clínica AngioSkin