DOENÇA CAROTÍDEA

A estenose da carótida é uma doença que ocorre quando as artérias carótidas se tornam estreitas ou ficam obstruídas, geralmente devido à aterosclerose, quadro em que ocorre o espessamento patológico da camada íntima da artéria, levando ao acúmulo de gordura e à formação de placas (ou ateromas) na parede do vaso.

 

Ainda pode ocorrer a ruptura da placa pela força da passagem do sangue, levando à embolização (quando os fragmentos da placa alcançam a circulação cerebral e causam o entupimento de um vaso de menor tamanho, provocando um AVC ou derrame).

 

Em seus estágios iniciais, a estenose da carótida muitas vezes não manifesta quaisquer sinais ou sintomas. Geralmente, uma pessoa só descobre que tem estenose da carótida quando o problema já tiver causado as suas tradicionais complicações, como um AVC ou ataque sistêmico transitório (AIT).

 

Após um exame inicial, se for constatado que o bloqueio é pequeno e não muito grave, o médico poderá recomendar algumas mudanças no estilo de vida e prescrever alguns medicamentos específicos para controlar a pressão arterial, manter o colesterol mais baixo ou evitar a formação de coágulos sanguíneos, por exemplo.

 

Se o bloqueio for grave ou se o paciente já teve um ataque sistêmico transitório ou um acidente vascular cerebral, o médico pode recomendar a remoção do bloqueio da artéria, geralmente feito através de endarterectomia de carótida (cirurgia convencional) ou angioplastia da carótida.

Rua Mariante 180, Sala 602 / Moinhos de Vento - Porto Alegre

51 3519-7410

51 3519-7411

99573-7410

98017-6620

©  2020  Clínica AngioSkin