DOENÇA ARTERIAL OBSTRUTIVA PERIFÉRICA (DAOP)

Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP) é uma condição que provoca dor nas pernas que piora com atividade física, sintoma chamado de claudicação. Essa obstrução arterial também pode retardar a cicatrização de feridas na região e causar dor mesmo em repouso.

 

A obstrução arterial é decorrente de placas de ateroma, que dificultam a circulação do sangue ao estreitar, ou até ocluir as artérias. Os sintomas acontecem pois não chega sangue suficiente nos músculos (isquemia).

 

Os pacientes com maior risco de desenvolverem DAOP são aqueles tabagistas, com colesterol elevado, diabetes ou com hipertensão arterial. A maioria dos pacientes que apresentam algum grau de obstrução arterial não tem sintomas. Quando os pacientes se tornam sintomáticos, a dor para caminhar é o achado mais comum. As feridas e a dor ao repouso aparecem em casos mais avançados.

 

Para o diagnóstico são fundamentais a avaliação da história clínica e o exame físico realizados na consulta médica e alguns exames complementares como ecodoppler e a medida da pressão nas pernas.

 

O tratamento inicialmente pode ser feito com medidas não farmacológicas, como mudanças de estilo de vida, e medicamentosas, com uso de medicações que promovam um aumento da circulação do sangue nas pernas. Em casos onde a isquemia está colocando em risco a viabilidade da perna, pode ser indicada a revascularização, que pode ser feita através de angioplastia (cateterismo) ou cirurgia.

Rua Mariante 180, Sala 602 / Moinhos de Vento - Porto Alegre

51 3519-7410

51 3519-7411

99573-7410

98017-6620

©  2020  Clínica AngioSkin