Por que as pessoas estão tendo AVC cada vez mais jovens?

Inicial / Por que as pessoas estão tendo AVC cada vez mais jovens?

O Acidente Vascular Cerebral, ou AVC é ainda a principal causa de mortalidade no Brasil e sempre esteve mais relacionado a pessoas de maior idade. Nos últimos anos, no entanto, os casos de AVC em pessoas jovens (menores de 45 anos), têm crescido. Dados do Ministério da Saúde apontam que, em 2012, 4 mil pessoas entre 15 e 34 anos foram internadas por causa do problema no país. Em 2010, foram 1,7 mil mortes nessa faixa etária.

As causas de AVC em menores de 45 anos, usualmente não são decorrentes das mesmas causas que o AVC tradicional em idosos, que giram em torno da hipertensão arterial, tabagismo, colesterol alto e problemas no coração. Nos mais jovens, doenças, muitas vezes raras, são as causas mais comuns, como o Lupus Eritematoso Sistêmico, trombofilias e infecções. Claro, o estilo de vida pouco saudável também contribui e muito para o aumento desses casos.

A boa notícia é que, enquanto à recuperação após o AVC, sabe-se que quanto mais jovem o cérebro mais fácil a chance de recuperação. Assim, lesões cerebrais em um idoso podem jamais apresentar uma recuperação, enquanto em um cérebro jovem isto poderá se reverter parcialmente.

Saúde não tem preço, cuide da sua. Tenha uma alimentação mais saudável, procure se exercitar com frequência e faça check-ups esporádicos. Agende já uma consulta.

Contato: (51) 3519-7410 – WhatsApp (51) 99573.7410

E-mail: angioskin@gmail.com