O que é o peeling e quais os benefícios?

Inicial / O que é o peeling e quais os benefícios?

O peeling facial é uma alternativa não cirúrgica para deixar ou manter a pele mais lisa, macia, sem rugas ou machas, mais jovem e saudável. A técnica utilizada tem o propósito de estimular a produção de colágeno e elastina na pele, que são proteínas responsáveis por manter um aspecto de firmeza e elasticidade na pele. Ou seja, o peeling atua promovendo a renovação celular e removendo as células mortas, permitindo a regeneração da derme.

peeling-quimicoEste processo age como uma esfoliação que produz a descamação da pele, e, logo após, acontece a regeneração do tecido. O peeling exerce sua função em diferentes camadas da pele, de acordo com o tipo (físico, químico ou a laser) e intensidade e concentração. Primeiramente, atua na camada mais superficial (epiderme), a intermediária (derme) e a profunda (hipoderme).

Tipos de peeling

A diferença entre cada um dos tipos de peeling (químicos, físicos e à laser) é na forma como é feita a descamação da pele. A escolha pelo melhor procedimento se dá depois de uma avaliação da pele, a coloração, alterações e qual o objetivo final da técnica.peeling-de-cristal

Peeling químico: a descamação é feita por meio da utilização de ácidos. Eles podem agir superficialmente, na região média, ou profundamente. Os mais conhecidos são os ácidos retinóico, glicólico, salicílico, hialurônico e fenol. A escolha do ácido e da concentração dele também varia de acordo com o tipo de pele, da profundidade que deseja alcançar para o tratamento e quais resultados deverão ser obtidos. É utilizado para tratamento de manchas, rugas médias e profundas, flacidez, cicatrizes de acne e estrias.

Peeling de cristal: lixamento superficial da pele com microcristais (microdermoabrasão) que provoca uma fina descamação e afinamento da mesma. É usado para rejuvenescimento, clareamento e fechamento dos poros. Técnica indolor, pouco agressiva, permitindo que o paciente retorne às suas atividades logo após o procedimento.

Cuidados necessários pós-tratamento

– Evite se expor ao sol;

– use protetor solar fps 40 ou maior, e aplique várias vezes por dia;

– tome muito cuidado ao usar maquiagem, e respeite o tempo que deverá ficar sem usá-la;

– não use esfoliantes e somente utilize cremes prescritos pelo profissional;

– cuide com a água quente sobre a pele tratada, além de jamais puxar ou arranhar os excessos provenientes do peeling, para não causar danos à pele, ou mesmo formar cicatrizes.

Fonte: Treino Mestre