Conheça alguns cuidados que podem ajudar a prevenir o surgimento de varizes

Inicial / Conheça alguns cuidados que podem ajudar a prevenir o surgimento de varizes

As varizes são problemas comuns de ocorrerem em mulheres depois de seus 30 anos e podem ocorrer de duas formas, em seu estágio mais leve ocorre apenas a marcação dos vasinhos mais avermelhados na pele, já nos casos mais avançados acontece a aparição mais saliente testes vasos e eles possuem uma cor mais azulada. Em ambos os casos, as varizes causam um grande incômodo estético para a saúde e estética de suas portadoras, já que o problema pode se transformar em uma trombose ou algo ainda mais sério se não tratado da forma correta.

Porém, este problema apenas se torna comum entre mulheres por causa de hábitos criados durante suas vidas que tornaram a situação propícia para o surgimento de varizes. Confira quais hábitos evitar para não sofrer este problema:

1. Evite ficar muito tempo parada:

Quando se fica muito tempo sentada ou de pé, é comum que o sangue comece a ter uma maior dificuldade para circular pelas veias. Por isso, é indicado que as posições sejam sempre alternadas, para que nenhum excesso seja cometido e se não for possível, que seja realizada uma caminhada ou movimentos com os pés pelo menos em um espaço de tempo de duas em duas horas, para auxiliar na circulação.

2. Utilize sapatos confortáveis no dia a dia:

Os saltos muito altos ou muito finos tendem a fazer com que as mulheres acabem pisando de forma errada, o que acaba prejudicando o bombeamento do sangue das pernas para o coração e contribuindo para o acúmulo de sangue nas veias. Tenha cuidado e prefira sapatos mais confortáveis quando possível.

3. Pratique atividades físicas:

A prática de exercícios é sempre muito satisfatória para a saúde de forma geral, em especial para as varizes a prática contribuí para auxiliar na circulação na região da panturrilha.

4. Vista meias de compressão:

As meias de compressão são uma ótima ajuda para evitar o aparecimento de varizes, já que ela diminui a pressão da gravidade sobre os vasos sanguíneos e facilitam assim a circulação do sangue nas pernas. Mas antes de utilizá-las é preciso consultar um especialista, para ter certeza do tipo e tamanho que deve ser utilizado.

5. Controle seu peso:

No trajeto entre as pernas e coração, o sangue faz seu caminho pelo abdome e se há muita gordura acumulada nessa região, a pressão sobre os vasos aumenta e dificulta o trajeto do sangue.

6. Tenha cuidado com o uso de anticoncepcionais:

Os anticoncepcionais contêm agentes que dilatam as veias e tornam a circulação de sangue nas pernas mais difícil. Por isso, é muito importante que a mulher que utiliza este método contraceptivo pratique exercícios físicos, evite o consumo de tabaco e mantenha um peso saudável.